Hoje eu fui moderador de uma mesa redonda de um grande seminário realizado em São Paulo pela BR Distribuidora com patrocínio da Agência Nacional do Petróleo e das entidades nacionais das distribuidoras e das revendedoras de combustíveis no Brasil.
O assunto:
Programa de Moralização do setor que envolve também a secretaria, secretarias estaduais de fazenda e o ministério da justiça. Quer dizer o negócio é sério agora. Briga é briga né?
Bom. Então ali o que deu para perceber é o seguinte: os levantamentos agora em base nacional dão o seguinte quadro:
-A adulteração de combustíveis ele está dando 1 bilhão de prejuízos por dia.
-A sonegação no mesmo mercado, mais 1 bilhão.
-E outras fraudes 600 milhões.
Então, o total por enquanto, 2,6 bilhões em todo país. Eles imaginam tratar-se ai quase que uma ponta de iceberg. Até porque a economia da criminalidade não passa recibo, não é?
Então não dá para ser calculado assim, ponto a ponto. Mas já deu para perceber por exemplo que só na grande São Paulo o inventário feito o consumidor que utiliza coitado sem defesa o combustível adulterado ele está pagando só de oficina ou de manutenção corretiva do estrago do combustível no motor ele está pagando só na grande São Paulo 117 milhões de reais por ano. Sem considerar o que ele perde na km a menor do carro com o combustível adulterado. Aí não dá nem para calcular o tamanho da encrenca.
Então o que foi dito lá, é que nós temos agora a quarta onda desse mercado que entrou em regime de gandaia total. Porque a sua desregulamentação na década passada deu-se naquela base bem Brasil. Desregulamentação trapalhona. Saindo do 8 para o 800 sem passar pelo 80. Ou seja de 11 distribuidoras, passamos para 424. Sobreviveram até agora perto de 250.
E outra, com a grande clonagem de marca além da tal de bandeira branca tem agora na terceira onda, a primeira onda foi a adulteração, a segunda onda foi sone, não a primeira foi a sonegação a segunda foi a adulteração e agora a clonagem de marcas ou de bandeiras. Por exemplo. Veja que situação engraçada. O evento de hoje patrocinado pela BR distribuidora num grande hotel aqui em São Paulo tinha nos corredores os banners indicando o local do evento onde estava o auditório. Banners enormes.
E no auditório um baita telão com o logotipo do evento, com um banner do evento, e no crachá de cada um, está aqui na minha mão, também com mesmo banner reproduzido, que é uma foto de um posto de gasolina.
Da BR Distribuidora que é a patrocinadora do evento. No final do evento, estávamos todos nós lá. 250 executivos do setor. A imprensa estava junto. E ai a presidente da BR Distribuidora fez a seguinte pergunta ao auditório. Bom, antes de encerrar eu quero dizer para vocês o seguinte. Vocês estão aqui no evento errado. Esse evento não é da BR Distribuidora.
Reparem no crachá que vocês tem no pescoço. Reparem no banner que está aqui no auditório. Vocês estão aqui há 5 horas e não perceberam. Esse evento é da 13R.
Aí está. Bom, o auditório não sabia se sorria ou se chorava, ai todo mundo de pé aplaudiu a pegadinha. Porque nós na rua, na avenida, na estrada também viramos numa esquina ta lá a BR e entramos lá numa boa. Entregamos nossa alma para a BR. E não é BR é 13R. Que é a maior clonadora de marca do Brasil. Bom a justiça já foi em cima, a polícia já foi em cima, mais ai ela vai para liminar e continua operando.
Então nessa pegadinha se você engana os 250 principais executivos do próprio setor num evento desta natureza que durou 5 horas você carregando a clonagem no peito. Eu achei uma coisa fantástica. Inclusive me falaram assim "Joelmir você não vai espalhar esse negócio". Disse não, só vou falar no jornal 3 tempos da Band.
-O Joelmir, só para que fique claro para o ouvinte esse 13, na verdade até o ouvinte pode imaginar um B maiúsculo né, B de forma maiúsculo. O número 1 com o número 3 se juntar o 1 com o 3 forma a letra B.
-É até porque o 1 é uma barra.
-O 1 é uma barra.
-Uma barra e o 3, é ta aí.
-Você junta o 1 com o 3, forma a letra B. Aí parece que é BR. Mas na verdade é 1 3 R. 13R.
-Então se vai para o Procon ou vai para a própria BR essa reclamação de gente. Pô parei na bandeira sua lá em Santo André e entrei num pelo cano com combustível adulterado. Vocês não fiscalizam a rede? Onde que é o posto? Me dá o endereço. Vão lá é 13R.
-13R verde e amarelo.
-Não é BR. Tá certo mas você como consumidor que nem reclama, eu por exemplo já fui adulterado várias vezes e nunca fui reclamar a ninguém, não é?. Eu apenas nunca mais volto naquele posto, né? Nem numa emergência. Mas de qualquer forma eu achei engraçada a pegadinha. Ou triste a pegadinha, né?. Pegou todo mundo e eu também. E os colegas jornalista que cobriam o evento igualmente.
E lá o telão um baita clone da BR, a própria BR patrocinadora do evento e ninguém percebeu. Engraçado né?
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