terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Dicionário Brasileiro de Prazos

Para evitar que pessoas incautas fiquem "pegando injustamente no nosso pé", está sendo compilado o "Dicionário Brasileiro de Prazos", que já deveria estar pronto mas que atrasou, e do qual foram extraídos os seguintes trechos:

DEPENDE

Envolve a conjunção de várias incógnitas, todas desfavoráveis. Em situações anormais, pode até significar sim, embora até hoje tal fenômeno só tenha sido registrado em testes teóricos de laboratório. O mais comum é que signifique diversos pretextos para dizer não.

JÁ JÁ

Aos incautos, pode dar a impressão de ser duas vezes mais rápido do que já. Ledo engano; é muito mais lento. Faço já significa "passou a ser minha primeira prioridade", enquanto "faço já já" quer  dizer  apenas "assim que eu terminar de ler meu jornal, prometo que vou pensar a respeito."

LOGO

Logo é bem mais tempo do que dentro em breve e muito mais do que daqui a pouco. É tão indeterminado que pode até levar séculos.  Logo chegaremos a outras galáxias, por exemplo. É preciso também tomar cuidado com a frase "Mas logo eu?", que quer dizer "tô fora!".

MÊS QUE VEM

Parece coisa de primeiro grau, mas ainda tem estrangeiro que não entendeu. Existem só três tipos de meses: aquele em que  estamos agora, os que já passaram e os que ainda estão por vir. Portanto, todos os meses, do próximo até o Apocalipse, são meses que vêm!

NO MÁXIMO

Essa é fácil: quer dizer no mínimo. Exemplo: Entrego em meia hora, no máximo. Significa que a única certeza é de que a coisa não será entregue antes de meia hora.

PODE DEIXAR

Traduz-se como nunca.

POR VOLTA

Similar a no máximo. É uma medida de tempo dilatada, em que o limite inferior é claro, mas o superior é totalmente indefinido. Por volta das 5h quer dizer a partir das 5 h.

SEM FALTA

É uma expressão que só se usa depois do terceiro atraso. Porque depois do primeiro atraso, deve-se dizer "fique tranqüilo que amanhã eu entrego." E depois do segundo atraso, "relaxa, amanhã estará em  sua mesa. Só aí é que vem o amanhã, sem falta."

UM MINUTINHO

É um período de tempo incerto e não sabido, que nada tem a ver com um intervalo de 60 segundos e raramente dura menos que  cinco minutos.

TÁ SAINDO

Ou seja: vai demorar. E muito. Os dois verbos juntos indicam tempo contínuo. Não entendeu? É para continuar a esperar? Mas não esquenta que já tá saindo... Expressão muito escutada em restaurantes.

VEJA BEM

É o day after do depende. Significa "viu como  pressionar não adianta?" É utilizado da seguinte maneira: "Mas você não  prometeu os cálculos para hoje?" Resposta: "Veja bem..." Se dito neste  tom,  após a frase "não vou mais tolerar atrasos, OK?", exprime dó e piedade  por  tamanha ignorância sobre nossa cultura.

ZÁS-TRÁS

Palavra em moda até uns 50 anos atrás e que significava ligeireza no cumprimento de uma tarefa, com total eficiência. Por isso mesmo, caiu em desuso e foi abolida do dicionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário